Em qualquer prática de ensino, seja ela presencial ou a distância, faz-se necessário o processo de transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar, fato que é denominado na literatura de transposição didática, a qual designa as transformações que sofre um dado conhecimento na exposição didática, gerando os conteúdos escolares. Ao repassar o conhecimento científico aos alunos em forma de conhecimento escolar, o professor, conscientemente ou não, faz um trabalho de transposição didática. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre a transposição didática no Guia Prático para Redação nota 1000, do Stoodi. Especificamente, discutiremos as ações discursivas mobilizadas por tal documento para repassar os conteúdos acerca da produção de texto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, fundamentamos as nossas reflexões nos aportes teóricos de Albuquerque (2006), Almeida (2007), Chevallard (1991), Machado (2009), Vieira (2011), entre outros. As nossas reflexões sinalizam para o fato de que organizar, informar, explicar e sugerir são as ações presentes no documento em questão, a fim de transmitir os conhecimentos aos estudantes.