O presente trabalho teve por objetivo analisar se as atividades recreativas são utilizadas como estratégia de ensino nas aulas de Educação Física em uma escola pública. A curiosidade deste tema surgiu a partir das observações realizadas no âmbito escolar durante a prática de estágio supervisionado. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa de campo e o instrumento de pesquisa utilizado para esta pesquisa foi à observação não participante. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental com alunos de 07 a 08 anos, no qual as aulas foram observadas, filmadas e um formulário com perguntas abertas foi aplicado aos alunos, com auxílio de um pesquisador para responder as questões. Com este estudo e os resultados obtidos através das observações e formulários aplicados, foi possível concluir que os alunos têm um grande interesse pelas aulas de Educação Física e mostram-se satisfeitos com as atividades propostas. E que as atividades recreativas utilizada nas aulas de Educação Física em escola pública são realizadas como estratégia de ensino e em caráter educativo, com propostas que devolvem o aluno como um todo abordando temas e atividades voltadas na construção da sua educação, desenvolvimento motor, socialização, lado afetivo e uma formação geral.