INTRODUÇÃO: O processo de transição nutricional entre as crianças brasileiras tem sido descrito amplamente na literatura científica, apontando para a queda da desnutrição infantil e a elevação da prevalência de sobrepeso e obesidade. A quantidade de produtos destinados à criança tem seu apelo infantil exagerado, sendo uma estratégia utilizada pela mídia para lucrar mais com o público infantil. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da mídia nas escolhas alimentares de crianças pré-escolares e enfatizar a importância da educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. METODOLOGIA: Para a fundamentação teórica desse estudo foi realizado uma revisão literária nas bases de dados PubMed e Scielo. Ainda mais, foi feito um estudo descritivo em uma creche municipal situada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, atrelado a um ensaio fotográfico avaliando as escolhas alimentares das crianças. RESULTADOS: Foi possível observar as escolhas alimentares das crianças estudadas, havendo a alta prevalência de produtos ricos em carboidratos simples, gordura, sobretudo a gordura saturada, sódio e alimentos de alta densidade calórica. Para a mudança desse cenário, a integração da Educação Alimentar e Nutricional ao ensino representa a mais eficaz forma de intervenção nutricional. Configurando, dessa forma, crianças autônomas nas suas escolhas alimentares, podendo assim estar amadurecidas quanto ao que é oferecido pela mídia. CONCLUSÃO: O ambiente escolar é um lugar propício para atividades de educação alimentar e nutricional, recomenda-se que essas ações integrem o currículo escolar e sejam planejadas por uma equipe multiprofissional, incluindo o nutricionista.