Para começar o conhecimento a respeito dos tipos de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação com a conceituação, características e possibilidades de trabalho pedagógico, pode ser de grande valia para os profissionais da educação, mas é necessário que se considere sempre a dimensão do sujeito que apresenta essas diferenças. Em face ás exposições a cima, este trabalho tem como objetivo analisar a formação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Instituto Desembargador Severino Montenegro, para o atendimento dos alunos com NE (Necessidades Especiais) e saber quais os desafios encontrados pelos mesmos para trabalhar esta realidade em sala de aula.A referida pesquisa possui uma metodologia de caráter qualitativo. Desenvolveu-se a partir de uma entrevista escrita, realizada através de um roteiro estruturado com perguntas sobre a formação dos professores para trabalhar com alunos especiais, as dificuldades e os desafios encontrados em sala de aula. Contudo, a partir dos relatos podemos analisar a importância de se ter uma escola preparada para receber esses alunos, bem como professores capacitados para melhor atende-los. A referida pesquisa foi autorizada pelas entrevistadas, sendo estas tratadas ao longo do texto como PROFESSORA (A) PROFESSORA (B), para que estas tenham suas identidades preservadas. Entretanto, pensar em uma escola adequada e com professores capacitados para atender alunos com NE é essencial. Através dos relados das professoras, percebe-se o quanto a falta de formação ou uma formação continuada interfere no desenvolvimento desses alunos, bem como no seu trabalho em sala de aula.