O trabalho em questão buscou compreender a atuação do professor tendo a didática como fio condutor da prática educativa e analisar como acontece o processo de inclusão dos alunos venezuelanos na fronteira Brasil - Venezuela no contexto escolar. Observando ainda, a necessidade de se trabalhar com a valorização da pluralidade cultural presente no espaço da escola, tendo em vista que o cenário é uma instituição de fronteira, uma vez que a cada dia aumenta o fluxo migratório. Assim, considerando que os docentes podem contribuir para que no ambiente escolar a diversidade seja respeitada numa interação entre todos os envolvidos, o trabalho configura-se num estudo de caso e se apropriou de uma abordagem qualitativa fundamentada na teoria crítica da educação. No trajeto metodológico foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada realizada com quatro professores que trabalham na Escola Municipal Alcides Lima, na fronteira Brasil - Venezuela, localizada no Município de Pacaraima no estado de Roraima. Depois de colhidos os dados realizou-se a análise do discurso. Diante disso, além da necessidade de reflexão acerca da didática enquanto disciplina de estudo e técnica de ensino, como considera grande parte dos docentes, constata-se que há necessidade de formação continuada aos professores com foco no currículo que oportunize conhecimentos diante da educação e intercultura. Desse modo, será possível assegurar a qualidade da aprendizagem de forma igualitária, independentemente de suas condições sociais, políticas, econômicas e culturais, uma vez que a educação é um processo contínuo enquanto objeto de superação das desigualdades existentes na sociedade.