CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Apoiada nos estudos a teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nas discussões sobre alfabetização e letramento, bem como os estudos realizados sobre consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética, (AQUINO, 2007; BEZERRA 2008; MORAIS, 2012).\r\n Tendo como metodologia a ser utilizada observação e a entrevista, identificar nas atividades desenvolvidas no que se refere às habilidades metafonológicas e sua relação com apropriação do sistema de escrita alfabética, analisa sua fala em relação a sua prática enquanto atividades reflexivas que envolva a consciência fonológica na alfabetização. \r\n A partir destas discussões defendo um trabalho sistemático no qual possibilite aos alunos a compreensão do sistema de escrita alfabética a partir de atividades que envolvam leitura, produção de textos envolvendo os diversos gêneros textuais ( parlendas, poemas, cantigas) e que estas atividades envolvam as habilidades fonológicas,promovendo assim um ensino significativo, mas destaco que a consciência fonológica e uma condição e não somente a mesma é suficiente para que as crianças se tornem alfabetizadas como destaca (Morais, 2012). 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