A Biossegurança define orientações necessárias a todos os níveis de educação em ambientes na área de saúde, bem como na realização de atividades práticas experimentais em laboratório e em campo na área das Ciências Naturais. Assim torna-se sumamente importante abordar a referida temática nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, com vistas na orientação para a minimização e eliminação dos riscos inerentes as atividades laboratoriais. O objetivo do presente estudo é avaliar o conhecimento de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública acerca das normas de biossegurança. O universo da pesquisa compreendeu 37 acadêmicos do sétimo e oitavo período do referido curso que responderam a um questionário com perguntas abertas. Os resultados apresentados mostram que os acadêmicos possuem conhecimentos acerca das normas de biossegurança, bem como de sua adequada aplicação prática. Também compreendem que estão expostos a riscos de diferentes naturezas, todavia negligenciam o uso de alguns equipamentos de proteção individual durante atividades laboratoriais. Quando indagados sobre a importância da abordagem das normas de Biossegurança na formação inicial e continuada os acadêmicos relacionavam sempre a preservação da vida, do meio ambiente, a prevenção de acidentes ocupacionais, a adesão e fiscalização das leis e a conduta ética do profissional. Logo, concluímos que investir na educação em biossegurança durante a graduação é uma ferramenta na prevenção de acidentes ocupacionais não apenas no ambiente acadêmico, mas durante toda a vida profissional dos futuros professores.