A formação de docente e criação de novas metodologias de ensino são tópicos sempre recentes nos mais acalorados debates acadêmicos. Unificar novas qualidade na formação e desenvolver novos métodos no processo de ensino-aprendizagem geralmente são tratados como processos executáveis em diferentes momentos, mas que podem, e devem, ser unificados e tratados como elementos complementares, aliando a criação de jogos ao processo de formação inicial e desenvolver reflexões críticas sobre a temática desde cedo.
A proposta desse relato é avaliar o crescimento pessoal dos docentes em formação envolvidos na produção de jogos didáticos através da disciplina Didática do Ensino de Biologia II na Universidade Federal de Alagoas.
Os temas desenvolvidos nesse trabalho foram Genética e Botânica. Para ambos foram criados jogos inéditos e/ou baseados em metodologias de jogos comuns já existentes. Eles foram criados pensando na contextualização dos conteúdos com temas recorrentes e disponíveis no cotidiano para quem o jogue e aplicáveis como métodos de auxílio na construção de conhecimento em sala de aula ou avaliação.
Ao fim da execução todos os envolvidos sentiram uma nítida mudança em sua visão de mundo proporcionando um crescimento pessoal para cada um de acordo com as lições e reflexões feitas ao longo do processo. Graças a esses avanços fica nítida a viabilidade e importância desse método na formação de futuros professores mais qualificados e com visão crítica de ensino mais apurada e preparada para enfrentar a sala de aula.