Este estudo foi elaborado na experiência vivenciada em visita a uma escola inclusiva, com base no conhecimento da Lei brasileira de inclusão (LBI) 13.146/2015, que norteia tanto a sociedade de uma forma geral e como as escolas sobre os direitos e do cidadão com deficiência. Com a Fonoaudiologia na escola há uma atenção devidamente preparada para auxiliar tanto as crianças em seu desenvolvimento típico, quanto as que têm desenvolvimento atípico. Relato de experiência de visita a escola municipal de João Pessoa- PB em 2017. Foi observado que a escola faz parte do plano previsto para educação inclusiva, e segue em direção a grandes avanços pela educação. Refletimos enquanto acadêmicos de Fonoaudiologia sobre a contribuição desta Ciência para o crescimento dos escolares e garantir que a educação chegue em comum para todos, além de conhecer sobre as atividades propostas aos escolares para agregar o devido valor a cada função e serviço que a escola oferece. Concluímos que a instituição que visitamos, é organizada e está se esforçando o possível para oferecer qualidade na educação para todos seus alunos. Contudo alunos sugere-se a presença de fonoaudiologia como contribuição para avanços, concluímos que a instituição que visitamos, é organizada e está se esforçando o possível para oferecer qualidade na educação para todos seus alunos. Contudo alunos sugere-se a presença de fonoaudiologia como contribuição para avanços.