O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48133 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3422 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE." "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta um jogo como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências. A aplicação da metodologia ocorreu na escola municipal Duque de Caxias, localizada no distrito agrícola de Pirituba, município de Vitória de Santo Antão-PE, com turmas do 6º ano do ensino fundamental II. O interesse pela criação do jogo surgiu da necessidade de diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas teóricas dialogadas, referentes à compreensão e construção do conhecimento relacionado ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Essas dificuldades foram perceptíveis durante o decorrer das atividades realizadas nos estágios promovidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) MEC-SESU. E os resultados obtidos mostraram que essas novas estratégias didáticas de ensino permitiram não só uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas também permitiu com que os alunos conseguissem relacionar conhecimentos prévios com o conhecimento construído em sala de aula, gerando dessa maneira novos conhecimentos e uma melhor compreensão acerca do conteúdo abordado. Foi possível observar ainda diante da atividade executada, um enorme interesse por parte dos alunos em trabalhar com o jogo, o que acabou por facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ocasionando assim a inserção dos discentes nas atividades propostas, além de tornar uma aprendizagem mais significativa e interativa com uma participação efetiva dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1081_14092018122616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR DA SILVA" "autor_email" => "jv3160339@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48133 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3422 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE." "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta um jogo como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências. A aplicação da metodologia ocorreu na escola municipal Duque de Caxias, localizada no distrito agrícola de Pirituba, município de Vitória de Santo Antão-PE, com turmas do 6º ano do ensino fundamental II. O interesse pela criação do jogo surgiu da necessidade de diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas teóricas dialogadas, referentes à compreensão e construção do conhecimento relacionado ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Essas dificuldades foram perceptíveis durante o decorrer das atividades realizadas nos estágios promovidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) MEC-SESU. E os resultados obtidos mostraram que essas novas estratégias didáticas de ensino permitiram não só uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas também permitiu com que os alunos conseguissem relacionar conhecimentos prévios com o conhecimento construído em sala de aula, gerando dessa maneira novos conhecimentos e uma melhor compreensão acerca do conteúdo abordado. Foi possível observar ainda diante da atividade executada, um enorme interesse por parte dos alunos em trabalhar com o jogo, o que acabou por facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ocasionando assim a inserção dos discentes nas atividades propostas, além de tornar uma aprendizagem mais significativa e interativa com uma participação efetiva dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1081_14092018122616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR DA SILVA" "autor_email" => "jv3160339@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }