A complexa formação humana como se compreende nesse momento atual traz a tona desafios aos profissionais de ensino, no que diz respeita ao diálogo integrativo do conhecimento entre espiritualidade e educação. O objetivo desse trabalho é abordar a problemática da pedagogia educacional que se aplica nas instituições de ensino, através de uma pesquisa bibliográfica. O modelo adotado na formação do indivíduo foi moldado apenas aspecto racional no Ocidente, a partir de um determinado período histórico, principalmente na compreensão da constituição do ser, visto que para a tradição arcaica grega, o homem, ánthropos, se compreendia como algo pluridimensional, ou seja, constituído por diversos corpos ou envoltórios, mas ao longo do tempo a educação negligenciou esses aspectos, a ponto de não dialogar explicitamente acerca da temática. A dinâmica da realidade impôs desafios de transformação do ser moderno, daí portanto, a educação vem passando por mutações vertiginosas, desde a construção do ensino aprendizagem, até a compreensão dos aspectos psicossociais do indivíduo. Hoje existe um processo silencioso de mudança de paradigma, um movimento do eixo tradicional para o emergente, mesmo que a estrutura da educação tenha ainda arquétipos oriundos do pensamento cartesiano-newtoniano, com o surgimento de novas pesquisas, a realidade moderna impõe desafios de repensar a metodologia do ensino.