A ATIVIDADE DOCENTE NA INTERFACE ENTRE A ERGOLOGIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45556 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3222 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A ATIVIDADE DOCENTE NA INTERFACE ENTRE A ERGOLOGIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM" "resumo" => "O nosso interesse neste trabalho consiste em tecer algumas considerações acerca de aspectos que são constitutivos da atividade do professor no ensino profissional e tecnológico – EPT do IFRN, a partir da interface entre a ergologia e a perspectiva dialógica da linguagem. Em meio a toda diversidade de vozes, discursos, normas e prescrições a qual o docente da EPT está submetido, ele é, constantemente, convocado a realizar escolhas, a assumir posições, renormalizar as normas prescritas e, ao fazê-lo, o professor realiza um ato dialógico e responsável, mostrando que não apenas executa em sala o que lhe é prescrito, mas que reconhece a sua individualidade, a de seus alunos e a particularidade do contexto em que age. Tomaremos como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem ergológica que tem o filósofo Yves Schwartz (1996, 1998, 2006) como representante. Da ergologia, destacamos a abordagem acerca dos saberes, valores e competências mobilizados no processo de renormalização que toda realização de atividade exige, em nosso caso, a atividade docente. Além dessa abordagem, recorreremos ainda aos conceitos de dialogismo e ato em Bakhtin (1997), pois partiremos da dimensão dialógica que constitui o ambiente de trabalho desses profissionais, como também, na compreensão de docência como um ato responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DOCENTE, ATIVIDADE, ERGOLOGIA, DIALOGISMO, DIALOGISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID10795_11092018222608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCÉLIA DA SILVA GURGEL FREIRE" "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA" "autor_email" => "jocelia.silva@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45556 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3222 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "A ATIVIDADE DOCENTE NA INTERFACE ENTRE A ERGOLOGIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM" "resumo" => "O nosso interesse neste trabalho consiste em tecer algumas considerações acerca de aspectos que são constitutivos da atividade do professor no ensino profissional e tecnológico – EPT do IFRN, a partir da interface entre a ergologia e a perspectiva dialógica da linguagem. Em meio a toda diversidade de vozes, discursos, normas e prescrições a qual o docente da EPT está submetido, ele é, constantemente, convocado a realizar escolhas, a assumir posições, renormalizar as normas prescritas e, ao fazê-lo, o professor realiza um ato dialógico e responsável, mostrando que não apenas executa em sala o que lhe é prescrito, mas que reconhece a sua individualidade, a de seus alunos e a particularidade do contexto em que age. Tomaremos como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem ergológica que tem o filósofo Yves Schwartz (1996, 1998, 2006) como representante. Da ergologia, destacamos a abordagem acerca dos saberes, valores e competências mobilizados no processo de renormalização que toda realização de atividade exige, em nosso caso, a atividade docente. Além dessa abordagem, recorreremos ainda aos conceitos de dialogismo e ato em Bakhtin (1997), pois partiremos da dimensão dialógica que constitui o ambiente de trabalho desses profissionais, como também, na compreensão de docência como um ato responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DOCENTE, ATIVIDADE, ERGOLOGIA, DIALOGISMO, DIALOGISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID10795_11092018222608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCÉLIA DA SILVA GURGEL FREIRE" "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA" "autor_email" => "jocelia.silva@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }