O nosso interesse neste trabalho consiste em tecer algumas considerações acerca de aspectos que são constitutivos da atividade do professor no ensino profissional e tecnológico – EPT do IFRN, a partir da interface entre a ergologia e a perspectiva dialógica da linguagem. Em meio a toda diversidade de vozes, discursos, normas e prescrições a qual o docente da EPT está submetido, ele é, constantemente, convocado a realizar escolhas, a assumir posições, renormalizar as normas prescritas e, ao fazê-lo, o professor realiza um ato dialógico e responsável, mostrando que não apenas executa em sala o que lhe é prescrito, mas que reconhece a sua individualidade, a de seus alunos e a particularidade do contexto em que age. Tomaremos como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem ergológica que tem o filósofo Yves Schwartz (1996, 1998, 2006) como representante. Da ergologia, destacamos a abordagem acerca dos saberes, valores e competências mobilizados no processo de renormalização que toda realização de atividade exige, em nosso caso, a atividade docente. Além dessa abordagem, recorreremos ainda aos conceitos de dialogismo e ato em Bakhtin (1997), pois partiremos da dimensão dialógica que constitui o ambiente de trabalho desses profissionais, como também, na compreensão de docência como um ato responsável.