A área de ensino em Química tem evidenciado a necessidade de não se trabalhar em sala de aula com conceitos desvinculados da realidade dos estudantes, sendo necessário pensar em estratégias que possibilitem o aluno organizar seu pensamento numa perspectiva problematizadora e investigativa, sabendo enfrentar os problemas presentes na sociedade atual, caracterizada pela presença da ciência e tecnologia, á luz do conhecimento científico. Nessa perspectiva, as atividades experimentais de cunho investigativo, tem se destacado como uma estratégia que busca promover um ensino de Química, dentro de uma abordagem construtivista, colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa teve como objetivo diagnosticar o que os professores de Química da cidade de São Raimundo Nonato-PI compreendem sobre as atividades experimentais investigativas e quais as práticas assumidas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de levantamento, de natureza qualitativa. O público alvo foram 2 professores que lecionam a disciplina de Química. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários abertos. Os dados foram analisados, a partir das falas dos professores. Os resultados revelam que os professores não estão preparados para desenvolver práticas de ensino investigativo com os alunos, pois observa-se um despreparo para trabalhar com experimentos, devido a ausência de discussão aprofundada do tema em sua formação, além da desmotivação que cerca o profissional, como também a ausência de recursos para auxiliar as aulas no contexto da sua formação como professor.