O presente trabalho de conclusão de curso objetivou investigar a pratica avaliativa dos professores de educação infantil no processo de ensino aprendizagem das crianças do maternal, buscando despontar a trajetória da construção da docência de dois professores da Educação Infantil em uma escola do município de Parintins-AM no baixo amazonas, assim quanto à forma de como as experiências de vida contribuiu de forma significativa nas praticas avaliativas. Com aporte teórico nos estudos de Alves & Garcia (2004), Brasil (2006), Hoffmann (1993, 1996, 2001 e 2005) e Libâneo (1994 e 2008) entre outros autores, constituem-se assim em uma investigação de estudo de caso cujos dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva de Lakatos & Marconi (1999), Sant’Anna (2011) e Vasconcelos (2006). O diálogo visou assim contribuir com o aprofundamento do conhecimento sobre pratica avaliativa dos professores de educação infantil no processo de ensino aprendizagem das crianças do maternal levando a reflexão sobre a prática e a sua subjetividade com a compreensão de que a avaliação não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas a um fenômeno que agrega a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática avaliativa.