Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MODELOS ATÔMICOS ANALISADOS NO LIVRO DIDÁTICO: UTILIZANDO A ABSTRAÇÃO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: ABSTRAÇÃO, APRENDIZAGEM, LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48485
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4666
    "inscrito_id" => 7298
    "titulo" => "OS MODELOS ATÔMICOS ANALISADOS NO LIVRO DIDÁTICO: UTILIZANDO A ABSTRAÇÃO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Este artigo parte de um estudo realizado na dissertação, tem como objetivo geral identificar no livro didático, as dificuldades no processo de aprendizagem com o uso de modelos atômicos no ensino da Química para o Ensino Médio. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo por base livros didáticos, edições de 2010 a 2013.  Concluímos que os autores analisados usam apenas imagens e analogias como suportes para facilitar o nível de abstração e compreensão Apontamos neste artigo que a ausência da abstração está relacionada com a dificuldade na aprendizagem. O que nos leva a crer que durante esses três anos, os autores não mudaram quase nada em relação ao nível de abstração inerente ao estudo aqui realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABSTRAÇÃO, APRENDIZAGEM, LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7298_17092018234532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO"
    "autor_email" => "ronaldos.s@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48485
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4666
    "inscrito_id" => 7298
    "titulo" => "OS MODELOS ATÔMICOS ANALISADOS NO LIVRO DIDÁTICO: UTILIZANDO A ABSTRAÇÃO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA."
    "resumo" => "Este artigo parte de um estudo realizado na dissertação, tem como objetivo geral identificar no livro didático, as dificuldades no processo de aprendizagem com o uso de modelos atômicos no ensino da Química para o Ensino Médio. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo por base livros didáticos, edições de 2010 a 2013.  Concluímos que os autores analisados usam apenas imagens e analogias como suportes para facilitar o nível de abstração e compreensão Apontamos neste artigo que a ausência da abstração está relacionada com a dificuldade na aprendizagem. O que nos leva a crer que durante esses três anos, os autores não mudaram quase nada em relação ao nível de abstração inerente ao estudo aqui realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABSTRAÇÃO, APRENDIZAGEM, LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7298_17092018234532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO"
    "autor_email" => "ronaldos.s@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo parte de um estudo realizado na dissertação, tem como objetivo geral identificar no livro didático, as dificuldades no processo de aprendizagem com o uso de modelos atômicos no ensino da Química para o Ensino Médio. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo por base livros didáticos, edições de 2010 a 2013. Concluímos que os autores analisados usam apenas imagens e analogias como suportes para facilitar o nível de abstração e compreensão Apontamos neste artigo que a ausência da abstração está relacionada com a dificuldade na aprendizagem. O que nos leva a crer que durante esses três anos, os autores não mudaram quase nada em relação ao nível de abstração inerente ao estudo aqui realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.