Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO O PROFESSOR (A) TRABALHA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA: NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA.

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      assim poder mostrar que é possível conscientizar a população e principalmente os educadores e os\r\n
      educandos que é possível discutir sem causar conflitos entre si. Através da disciplina Direitos\r\n
      Humanos, Diversidade e Inclusão Social oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),\r\n
      ministrado pela Professora Cristiane Maria Nepomuceno, iremos abordar a questão da inclusão social\r\n
      considerando a sociedade múltipla, plural e mista que temos no Brasil. Também iremos enfatizar que\r\n
      numa sociedade inclusiva os indivíduos são diferentes em suas habilidades, competências,\r\n
      singularidades e identidades, sendo iguais em direitos humanos. Para essa abordagem nos aportamos\r\n
      as discussões em sala de aula e também pressupostos teóricos. Como educadores, devemos defender e\r\n
      esclarecer que o papel da inclusão social é reconhecer e promover a diversidade das habilidades\r\n
      humanas numa sociedade plural. Quando falamos em inclusão social falamos também em exclusão\r\n
      social que compreende todas as pessoas até então excluídas dos sistemas sociais comuns. Também\r\n
      designados grupos ou segmento “inferior”, essas pessoas deverão ser incluídas pela mudança de\r\n
      paradigma da Inclusão Social, onde a sociedade se forma para adaptar às necessidades das pessoas,\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo desse trabalho é mostrar que existem possibilidades de como trabalharmos e termos discussões críticas em sala de aula sobre Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social, e assim poder mostrar que é possível conscientizar a população e principalmente os educadores e os educandos que é possível discutir sem causar conflitos entre si. Através da disciplina Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrado pela Professora Cristiane Maria Nepomuceno, iremos abordar a questão da inclusão social considerando a sociedade múltipla, plural e mista que temos no Brasil. Também iremos enfatizar que numa sociedade inclusiva os indivíduos são diferentes em suas habilidades, competências, singularidades e identidades, sendo iguais em direitos humanos. Para essa abordagem nos aportamos as discussões em sala de aula e também pressupostos teóricos. Como educadores, devemos defender e esclarecer que o papel da inclusão social é reconhecer e promover a diversidade das habilidades humanas numa sociedade plural. Quando falamos em inclusão social falamos também em exclusão social que compreende todas as pessoas até então excluídas dos sistemas sociais comuns. Também designados grupos ou segmento “inferior”, essas pessoas deverão ser incluídas pela mudança de paradigma da Inclusão Social, onde a sociedade se forma para adaptar às necessidades das pessoas, para isso precisamos abrir os olhos e os ouvidos diante de injustiças cometidas todos os dias, principalmente com as pessoas menos favorecidas pelas autoridades “maiores”.

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Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda

    Gosto muito desse artigo, sou grata a realize por nos proporcionar oportunidades de publicar nossas pesquisas!

    15/12/2020 18:26:53

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