O objetivo desse trabalho é mostrar que existem possibilidades de como trabalharmos e
termos discussões críticas em sala de aula sobre Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social, e
assim poder mostrar que é possível conscientizar a população e principalmente os educadores e os
educandos que é possível discutir sem causar conflitos entre si. Através da disciplina Direitos
Humanos, Diversidade e Inclusão Social oferecida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),
ministrado pela Professora Cristiane Maria Nepomuceno, iremos abordar a questão da inclusão social
considerando a sociedade múltipla, plural e mista que temos no Brasil. Também iremos enfatizar que
numa sociedade inclusiva os indivíduos são diferentes em suas habilidades, competências,
singularidades e identidades, sendo iguais em direitos humanos. Para essa abordagem nos aportamos
as discussões em sala de aula e também pressupostos teóricos. Como educadores, devemos defender e
esclarecer que o papel da inclusão social é reconhecer e promover a diversidade das habilidades
humanas numa sociedade plural. Quando falamos em inclusão social falamos também em exclusão
social que compreende todas as pessoas até então excluídas dos sistemas sociais comuns. Também
designados grupos ou segmento “inferior”, essas pessoas deverão ser incluídas pela mudança de
paradigma da Inclusão Social, onde a sociedade se forma para adaptar às necessidades das pessoas,
para isso precisamos abrir os olhos e os ouvidos diante de injustiças cometidas todos os dias,
principalmente com as pessoas menos favorecidas pelas autoridades “maiores”.