CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SER JOVEM E SER ESTUDANTE NA TRAVESSIA PELO ENSINO SUPERIOR
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A investigação amplia olhares que vão além do papel unilateral de estudante, ao articular a condição juvenil à condição estudantil. O aporte teórico se atrela à sociologia da educação e da juventude. Está fundamentado epistemologicamente pelo “olhar” fenomenológico, com embasamento na etnometodologia. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo trabalho de campo se concretizou com técnicas e instrumentos variados que proporcionaram um arranjo flexível entre a observação; a aplicação de questionários; as entrevistas individuais; as fotografias e os depoimentos. Partindo do entendimento de que a condição juvenil se entrelaça a outros contextos de vida do jovem, em relevo a condição de ser estudante, algumas categorias foram delineadas para aprofundamento, a saber: a temporalidade; a linguagem; a afetividade e a espacialidade. Os resultados sobre a caracterização da condição juvenil e estudantil, permitiu-nos conhecer os jovens estudantes investigados. 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