O presente artigo visa abordar a importância do estudo acerca da interculturalidade no âmbito das escolas publicas brasileiras, trazendo uma breve retrospectiva da historia do negro no Brasil. Objetiva-se ainda que, seja fomentada a visão dos indivíduos em prol de incitar uma mudança significativa na escola, para que seja permitida a inclusão entre os mais diversos estudantes, valorizando as questões étnico-raciais e a disseminação da cultura de paz. Almeja-se situar a população sobre a necessidade de que os negros tenham as mesmas oportunidades das demais raças em aspectos de qualidade de vida como um todo. Tendo em vista ainda, as condições passadas em que esse grupo foi submetido, os diversos cenários excludentes e a necessidade da implantação de um modelo de ensino mais humanitário e que vise à formação de humanos mais embasados teoricamente e em prática em torno da necessidade de problematizar e atuar em defesa dos que sofrem o impacto de uma grande maioria esmagadora e preconceituosa. Dessa forma, é preciso sensibilizar professores, pais e comunidade a respeito do fato de que esses indivíduos que estão sendo formados terão um papel de suma importância na sociedade, tanto no desenvolvimento social, psicológico, quanto em aspectos econômicas e que todas essas questões irão influenciar nas vivências da população. Portanto, estima-se que, tais questionamentos pertinentes a educação sejam levados para frente e que se fixe um modelo de ensino que traga melhores resultados.