AUTORRETRATO E IDENTIDADE NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46561 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => "AUTORRETRATO E IDENTIDADE NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A restrição a direitos fundamentais e desvalorização dos negros durante o período colonial, acentuou o percurso de organização escolar brasileira de desdém aos assuntos voltados para a educação étnico-raciais, desempenhando um reforço ao racismo no Brasil principalmente com o silenciamento dos profissionais de educação, estimulando o desconhecimento de negros e pardos a sua cultura pertencente. Visando a dificuldade de percepções individuais da identidade cultural negra no espaço escolar, o objetivo do presente relato foi descrever a experiência de uma aluna negra do ensino fundamental, expondo o reconhecimento de sua identificação racial durante as aulas de História. O trabalho descreve a experiência numa escola da rede privada, localizada em Recife/PE. As atividades foram desenvolvidas na sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental durante as aulas de História, partindo do autorretrato dos alunos. Organizado em quatro aulas, sobre as temáticas: Identidade cultural, História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A turma continha 15 alunos, uma negra. Após a proposta do livro didático, percebeu-se que a aluna negra fez o desenho de si com características brancas, a partir desta ausência de reconhecimento da identidade, foram desenvolvidas com a turma estratégias para que esta aluna conhecesse juntamente com os demais alunos sobre identidade cultural, evidenciando a história dos negros. Após as intervenções a criança identificou-se enquanto negra. Pensar uma educação numa perspectiva multicultural é necessário para evidenciar na sala de aula as histórias de afro-brasileiros até a atualidade, a fim de que estes alunos se sintam pertencentes a sua história e identidade cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AFRO-BRASILEIRA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID1752_09092018150616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA BARBOSA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "ISABELLA LUNA" "autor_email" => "belaesimba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46561 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => "AUTORRETRATO E IDENTIDADE NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A restrição a direitos fundamentais e desvalorização dos negros durante o período colonial, acentuou o percurso de organização escolar brasileira de desdém aos assuntos voltados para a educação étnico-raciais, desempenhando um reforço ao racismo no Brasil principalmente com o silenciamento dos profissionais de educação, estimulando o desconhecimento de negros e pardos a sua cultura pertencente. Visando a dificuldade de percepções individuais da identidade cultural negra no espaço escolar, o objetivo do presente relato foi descrever a experiência de uma aluna negra do ensino fundamental, expondo o reconhecimento de sua identificação racial durante as aulas de História. O trabalho descreve a experiência numa escola da rede privada, localizada em Recife/PE. As atividades foram desenvolvidas na sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental durante as aulas de História, partindo do autorretrato dos alunos. Organizado em quatro aulas, sobre as temáticas: Identidade cultural, História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A turma continha 15 alunos, uma negra. Após a proposta do livro didático, percebeu-se que a aluna negra fez o desenho de si com características brancas, a partir desta ausência de reconhecimento da identidade, foram desenvolvidas com a turma estratégias para que esta aluna conhecesse juntamente com os demais alunos sobre identidade cultural, evidenciando a história dos negros. Após as intervenções a criança identificou-se enquanto negra. Pensar uma educação numa perspectiva multicultural é necessário para evidenciar na sala de aula as histórias de afro-brasileiros até a atualidade, a fim de que estes alunos se sintam pertencentes a sua história e identidade cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AFRO-BRASILEIRA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID1752_09092018150616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA BARBOSA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "ISABELLA LUNA" "autor_email" => "belaesimba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }