RESUMO
Compreendemos o quanto a formação é fundamental para o aprimoramento da prática docente, as mesmas devem oferecer ideias claras e objetivas que propiciem uma inovação na aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio das aulas. Este artigo trata da formação inicial e continuada dos docentes que lecionam em uma creche pública municipal da cidade de Crato - CE. Temos como escopo identificar a adequação da formação inicial, ou seja, o curso de Pedagogia da URCA para formação do professor de Educação Infantil, assim como, a formação continuada que a Secretaria Municipal de Educação - SME proporciona para o desenvolvimento da dinâmica da didática utilizada pelos professores na creche supracitada. Outrossim, buscamos identificar como as professores analisam a formação que recebem como suporte metodológico em suas atividades na docência.Utilizamos como metodologia aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para cinco docentes efetivas que lecionam há mais de cinco anos na Educação Infantil. Tivemos como resultados que as formações propiciam um aprimoramento em parte na didática em sala de aula, outrossim, identificamos que as docentes ainda se sentem insatisfeitas quanto a formação que recebem, ressaltando que ocorrem muitas informações teóricas com pouca aplicação da prática, dificultando assim o desenvolvimento didático.