SILVA, Maria Amélia Da et al.. Inclusão digital no contexto da terceira idade. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47624>. Acesso em: 02/11/2024 19:16
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que está sendo realizada no programa da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE) e que tem como foco a inclusão digital na terceira idade. No atual momento, realizamos uma busca nas publicações existentes sobre o tema escolhido, nos periódicos nacionais que constam no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), identificando as publicações relacionadas ao nosso estudo através de conectores. Neste sentido, para realizar a pesquisa bibliográfica/documental, escolhemos uma metodologia de natureza qualitativa. Como critério de seleção, optamos por excluir os artigos repetidos e os que não tinham relação direta com o nosso estudo, embora os títulos indicassem alguma familiaridade com o tema. Na análise dos dados, observamos que a temática escolhida é tratada a partir do uso das tecnologias, considerando o envelhecimento, a qualidade de vida e a aprendizagem ao longo da vida. Os resultados mostram aspectos relevantes sobre a temática, de forma a perceber que as pessoas da terceira idade muitas vezes são excluídas dos grupos pela pouca habilidade com os recursos tecnológicos, o que reforça a necessidade de iniciativas de inclusão digital voltada para as necessidades do idoso.