Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DIALÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: AULA DIALÓGICA, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46543
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 3979
    "titulo" => "AULA DIALÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem. O docente deve ser flexível e adaptar as aulas para cada situação que se apresente, fazendo uma relação com a experiência já vivida pelo aluno. Dessa forma, o aluno consegue descobrir a interdisciplinaridade, criando situações onde o mesmo possa expressar suas opiniões. Para isso é importante variar as composições dos grupos, tentar evitar o monopólio das discursões, respeitar as diferentes opiniões e usar um vocabulário que seja claramente compreendido. A partir dessa teoria, esse trabalho tem como objetivo analisar como as aulas dialógicas contribuem para a construção do conhecimento dentro da disciplina de Historia da Educação II na turma de 2017.1 na Universidade Federal da Paraíba e dar voz aos discentes por meio das falas sobre como os mesmos percebem como essa metodologia de aula acontece na prática levando também em consideração suas aulas no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "AULA DIALÓGICA, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID3979_10092018201414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA RAME CORREIA MARTINS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARTINS"
    "autor_email" => "adrianaramemartins@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46543
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 3979
    "titulo" => "AULA DIALÓGICA: TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem. O docente deve ser flexível e adaptar as aulas para cada situação que se apresente, fazendo uma relação com a experiência já vivida pelo aluno. Dessa forma, o aluno consegue descobrir a interdisciplinaridade, criando situações onde o mesmo possa expressar suas opiniões. Para isso é importante variar as composições dos grupos, tentar evitar o monopólio das discursões, respeitar as diferentes opiniões e usar um vocabulário que seja claramente compreendido. A partir dessa teoria, esse trabalho tem como objetivo analisar como as aulas dialógicas contribuem para a construção do conhecimento dentro da disciplina de Historia da Educação II na turma de 2017.1 na Universidade Federal da Paraíba e dar voz aos discentes por meio das falas sobre como os mesmos percebem como essa metodologia de aula acontece na prática levando também em consideração suas aulas no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "AULA DIALÓGICA, METODOLOGIA DE ENSINO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID3979_10092018201414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA RAME CORREIA MARTINS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARTINS"
    "autor_email" => "adrianaramemartins@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem. O docente deve ser flexível e adaptar as aulas para cada situação que se apresente, fazendo uma relação com a experiência já vivida pelo aluno. Dessa forma, o aluno consegue descobrir a interdisciplinaridade, criando situações onde o mesmo possa expressar suas opiniões. Para isso é importante variar as composições dos grupos, tentar evitar o monopólio das discursões, respeitar as diferentes opiniões e usar um vocabulário que seja claramente compreendido. A partir dessa teoria, esse trabalho tem como objetivo analisar como as aulas dialógicas contribuem para a construção do conhecimento dentro da disciplina de Historia da Educação II na turma de 2017.1 na Universidade Federal da Paraíba e dar voz aos discentes por meio das falas sobre como os mesmos percebem como essa metodologia de aula acontece na prática levando também em consideração suas aulas no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.