A GESTÃO ESCOLAR E SEU PAPEL NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA POR INTERMÉDIO DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES PARTICIPATIVAS
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Para embasar nossa compreensão acerca da Gestão Escolar, Democratização e Participação escolar recorremos às contribuições de: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Libâneo (2001), LDB (1996), Paro (2008), Botler (2007), Sordi, Bertagna e Silva (2016), Veiga (2004), Russo (2014) dentre outros. No percurso metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa e exploratória, através do estudo de campo, realizando para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola Municipal da cidade de Toritama- PE, e através das respostas obtidas fizemos a análise dos dados relacionando dialeticamente com os teóricos estudados. Nos resultados notou-se que a compreensão de “participação”, como sendo um elemento fundante do modelo de gestão democrática defendido pela gestora, é visto apenas como um ato apenas de “estar presente em reuniões, e fazer propostas”, no entanto, em ultima instância a decisão final caberia sempre à gestora significando assim uma “falsa participação democrática”. Diante disso, entendemos que é imprescindível a participação de todos nas decisões, não apenas sugerindo, mas também na efetivação dessas decisões, sendo necessário que as propostas sejam ouvidas e colocadas em prática, desta forma ocorrerá de fato um trabalho pautado na compreensão de gestão democrática participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA, PARTICIPAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA." 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