Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: ORALIDADE E ESCRITA DE ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA PROFESSOR URBANO GOMES DE SÁ EM SALGUEIRO/PE

Palavra-chaves: ENTREVISTA, ESCRITA, ORALIDADE, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3788
    "inscrito_id" => 4787
    "titulo" => "O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: ORALIDADE E ESCRITA DE ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA PROFESSOR URBANO GOMES DE SÁ EM SALGUEIRO/PE"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a produção textual de entrevistas, escritas por alunos do Ensino Médio da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, localizada na cidade de Salgueiro-PE. Para tanto, tivemos como aporte teórico Schneuwly e Dolz (2004), pois utilizamos de uma sequência didática de acordo com os pressupostos teóricos dos autores citado. O corpus do trabalho é composto por cinco entrevistas realizadas pelos discentes do 3º ano. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, por tratar-se de focalizar um trabalho envolvendo a realidade do alunado e suas respectivas dificuldades quanto ao ensino de gênero oral e escrito na escola contemporânea.  Assim, buscamos desenvolver habilidades orais e escritas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem do gênero proposto. Verificamos que, ao término da pesquisa os alunos apresentam dificuldade tanto nas habilidades orais quanto escrita, contudo participaram ativamente de todos os módulos proposto. Para tanto, promovemos as correções, tendo em vista ajudar no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENTREVISTA, ESCRITA, ORALIDADE, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID4787_17092018053456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA EDJANE NEVES PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA PARENTE"
    "autor_email" => "cassiaedjane2014@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3788
    "inscrito_id" => 4787
    "titulo" => "O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA: ORALIDADE E ESCRITA DE ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA PROFESSOR URBANO GOMES DE SÁ EM SALGUEIRO/PE"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a produção textual de entrevistas, escritas por alunos do Ensino Médio da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, localizada na cidade de Salgueiro-PE. Para tanto, tivemos como aporte teórico Schneuwly e Dolz (2004), pois utilizamos de uma sequência didática de acordo com os pressupostos teóricos dos autores citado. O corpus do trabalho é composto por cinco entrevistas realizadas pelos discentes do 3º ano. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, por tratar-se de focalizar um trabalho envolvendo a realidade do alunado e suas respectivas dificuldades quanto ao ensino de gênero oral e escrito na escola contemporânea.  Assim, buscamos desenvolver habilidades orais e escritas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem do gênero proposto. Verificamos que, ao término da pesquisa os alunos apresentam dificuldade tanto nas habilidades orais quanto escrita, contudo participaram ativamente de todos os módulos proposto. Para tanto, promovemos as correções, tendo em vista ajudar no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENTREVISTA, ESCRITA, ORALIDADE, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID4787_17092018053456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA EDJANE NEVES PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA PARENTE"
    "autor_email" => "cassiaedjane2014@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a produção textual de entrevistas, escritas por alunos do Ensino Médio da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, localizada na cidade de Salgueiro-PE. Para tanto, tivemos como aporte teórico Schneuwly e Dolz (2004), pois utilizamos de uma sequência didática de acordo com os pressupostos teóricos dos autores citado. O corpus do trabalho é composto por cinco entrevistas realizadas pelos discentes do 3º ano. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, por tratar-se de focalizar um trabalho envolvendo a realidade do alunado e suas respectivas dificuldades quanto ao ensino de gênero oral e escrito na escola contemporânea. Assim, buscamos desenvolver habilidades orais e escritas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem do gênero proposto. Verificamos que, ao término da pesquisa os alunos apresentam dificuldade tanto nas habilidades orais quanto escrita, contudo participaram ativamente de todos os módulos proposto. Para tanto, promovemos as correções, tendo em vista ajudar no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.