Este trabalho, ainda em andamento, é uma parte do Projeto de Extensão intitulado “Metodologia Científica na Escola: trabalhando a leitura e escrita de textos acadêmicos e documentos oficiais”, tem como objetivo discutir o processo de leitura e interpretação de textos acadêmicos, bem como preparar os alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Penedo/AL para a vida acadêmica. Dessa forma, a metodologia do trabalho se sustenta na Pesquisa-Ação, caracterizada como uma “forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática” (TRIPP, 2005, p. 447), a pesquisa-ação é participativa na medida em que integra todos os que estão envolvidos nela e é considerada colaborativa em seu modo de se executar. Como base teórica, utilizamos os estudos de Solé (1998) sobre as estratégias de leitura e Antunes (2003) sobre as implicações pedagógicas da leitura e a formação do leitor. A partir dos 3 textos já trabalhados, temos como resultados os comentários feitos pelos estudantes sobre os textos trabalhados indicando como eles estão se apropriando do tema evidenciando assim o grau de compreensão de cada tema. Como perspectivas com a finalização do projeto esperamos que os estudantes possam desenvolver de forma autônoma, atividades de oralidade, de leitura, de interpretação, com criticidade. E quanto aos estudantes extensionistas, mostra que as técnicas e estratégias de leitura utilizadas durante as atividades para compreender textos de forma crítica e reflexiva, são eficazes.