Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÍTIO DO MATO – BAHIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÃO REFLEXIVA Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45787 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 2993 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÍTIO DO MATO – BAHIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no município de Sítio do Mato - Bahia, no período de março a dezembro de 2015. Objetivando analisar o percurso formativo dos professores do PEJA, bem como as especificidades apresentadas pelos docentes. O referido estudo se estrutura a partir de uma perspectiva metodológica reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica - histórica acerca da formação docente e da constituição dos saberes na docência. Como estratégia de investigação adotou-se o método qualitativo, buscando analisar a prática desenvolvida dos docentes, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental e como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação do processo de formação. Os resultados evidenciaram que formação dos educadores do PEJA, possibilitou a melhoria da qualidade de intervenção educativa e pedagógica, visto que as atividades e temas desenvolvidos na formação proporcionaram aos professores mudança de atitude na prática em sala de aula e o retorno aos estudos de alguns professores que depois da experiência vivenciada, estão cursando pedagogia.O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÃO REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID2993_19082018225022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA " "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45787 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 2993 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SÍTIO DO MATO – BAHIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no município de Sítio do Mato - Bahia, no período de março a dezembro de 2015. Objetivando analisar o percurso formativo dos professores do PEJA, bem como as especificidades apresentadas pelos docentes. O referido estudo se estrutura a partir de uma perspectiva metodológica reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica - histórica acerca da formação docente e da constituição dos saberes na docência. Como estratégia de investigação adotou-se o método qualitativo, buscando analisar a prática desenvolvida dos docentes, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental e como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação do processo de formação. Os resultados evidenciaram que formação dos educadores do PEJA, possibilitou a melhoria da qualidade de intervenção educativa e pedagógica, visto que as atividades e temas desenvolvidos na formação proporcionaram aos professores mudança de atitude na prática em sala de aula e o retorno aos estudos de alguns professores que depois da experiência vivenciada, estão cursando pedagogia.O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÃO REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID2993_19082018225022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA " "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho que ora se apresenta faz parte de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores selecionada para atuarem como docente no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no município de Sítio do Mato - Bahia, no período de março a dezembro de 2015. Objetivando analisar o percurso formativo dos professores do PEJA, bem como as especificidades apresentadas pelos docentes. O referido estudo se estrutura a partir de uma perspectiva metodológica reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica - histórica acerca da formação docente e da constituição dos saberes na docência. Como estratégia de investigação adotou-se o método qualitativo, buscando analisar a prática desenvolvida dos docentes, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental e como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação do processo de formação. Os resultados evidenciaram que formação dos educadores do PEJA, possibilitou a melhoria da qualidade de intervenção educativa e pedagógica, visto que as atividades e temas desenvolvidos na formação proporcionaram aos professores mudança de atitude na prática em sala de aula e o retorno aos estudos de alguns professores que depois da experiência vivenciada, estão cursando pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.