Esta pesquisa teve o objetivo de analisar conceitualmente a política da Prática Profissional Discente por meio do Programa de Aprendizagem no ensino médio integrado no âmbito do IFRN. A prática profissional em cursos e modalidades de ensino no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica é essencial na articulação da formação acadêmica e da formação profissional. O Programa de Aprendizagem se constitui em uma modalidade de prática profissional que, na atualidade, pelo menos, no IFRN vem se consolidando com uma velocidade singular, pois, em apenas um ano e meio, já totalizou cerca de 20% da prática profissional dos alunos desta instituição. Diante desses resultados significativos e por acreditar que o mérito do referido programa pode aproximar ainda mais a relação teoria/prática, sobretudo, inserir os alunos no mundo do trabalho buscou-se investigar o citado programa. Neste contexto, surgem alguns questionamentos, tais como: Como se configura conceitualmente e na dimensão de sua execução, a Prática Profissional Discente por meio do Programa de Aprendizagem no IFRN? Metodologicamente, a presente pesquisa constituiu-se de natureza básica a partir de uma análise documental. Investigar o Programa de Aprendizagem significou levantar dados importantes no que dizem respeito à sua configuração, à política de formação profissional, e, principalmente, refletiu-se sobre novas estratégias e caminhos com vistas a melhorar a prática profissional discente e o fortalecimento da política de permanência dos alunos.