RESUMO
O artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no decorrer do curso de pós Graduação em Gestão e Planejamento Escolar oferecido pela Universidade Federal de Campina Grande. Discorre sobre a atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola, considerando-a como espaço, por excelência, propício ao convívio e desenvolvimento integral do ser humano. Para tanto, realizou-se um estudo teórico sobre a importância das relações interpessoais nesse ambiente de trabalho, refletindo que uma gestão democrática favorece essas relações e que a gestão se torna responsável por favorecer os espaços de atuação coletiva visando o bem-estar pessoal, emocional e profissional. No intuito de investigar como as relações interpessoais favorecem a convivência e corroboram com a eficácia do trabalho escolar, foi realizada a observação em uma escola pública municipal da cidade Cachoeira dos índios-PB, além da leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino e de um questionário fechado, aplicado a 09 (nove) profissionais da educação, sendo 08 (oito) professoras e 01 (uma) supervisora. Os resultados comprovaram que as relações interpessoais influenciam na organização do trabalho pedagógico, além de contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade, em consonância com uma gestão escolar democrática que objetiva a transformação socioeducacional.