O presente artigo tem como objetivo investigar o ponto de vista dos alunos sobre a disciplina de física no último ano do Ensino Fundamental . A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica e de campo utilizando o método quali-quantitativo na Unidade Escolar Demerval Lobão, localizada na cidade de Angical do Piauí – PI . Os sujeitos da pesquisa foram 24 alunos da turma do 9 ° ano do Ensino Fundamental do turno matutino. Esse estudo foi fundamentado em vários teóricos como Maurina e Pinheiro (2005) apud. Bodião e Araújo(2011); Lima ( 2011); Moreira (2012,pg.02); Ausubel (1982) apud Pelizzari et al. (jul.2001-jul.2002, p.41-42) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através desta pesquisa notou-se que é muito importante que os discentes tenham a oportunidade de cursar a disciplina de Física nessa etapa do ensino da melhor maneira possível, pois é nesse primeiro contato que os alunos construirão suas primeiras concepções sobre a Física e cujos conceitos estabelecidos servirão de base para novas aprendizagens durante seu aprofundamento no Ensino Médio