O presente trabalho de pesquisa trata da aplicação e investigação do método sala de aula invertida em aulas de Física de uma turma do Ensino Médio. O objetivo é investigar a eficácia do método e analisar a aplicação observando pontos positivos e negativos para um aperfeiçoamento posterior. Para tanto foi necessário um estudo sobre o método e um planejamento da aplicação da pesquisa dentro do cotidiano de uma sala de aula durante as aulas de Física. A escolha da turma se deu a partir do planejamento anual do professor da turma que também é integrante desse projeto e professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. Além do professor da turma participaram um aluno da licenciatura em Física do mesmo campus do IFRN que estava estagiando na referida turma e o coordenador da pesquisa que também é professor da licenciatura no IFRN Santa Cruz. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de análise das resposta de um questionário aplicado com o objetivo de sondar a opinião dos estudantes participantes. Além dessa análise será considerado, para efeitos de pesquisa, o desempenho dos estudantes nas atividades realizadas durante a aplicação do método sala de aula invertida. Espera-se que a análise desses resultados corroborem com impressão inicial de uma boa aceitação do método por parte dos estudantes e mostrem os pontos que precisam ser melhorados em aplicações futuras desse mesmo método. Acredita-se que, a partir de pesquisas como esta, o processo de ensino e aprendizagem ganhe mais alternativas para o fazer pedagógico nas salas de aula.