Este artigo resulta de uma pesquisa de campo e bibliográfica sobre o tema “Programa Bolsa Família: Garantia dos Direitos Humanos e da Cidadania a partir da relação com a Educação”, apresentamos uma reflexão a respeito da relação do programa como garantia de direitos humanos, dentre eles a educação e a cidadania. Tal programa, quando criado, visa o reforço do direito a educação para as crianças e adolescentes, em idade escolar, que estão em situação de vulnerabilidade social. Por meio do estudo pretendeu-se, conhecer quais são as diretrizes do Programa Bolsa Família - PBF, os critérios da condicionalidade da educação, bem como, refletir sobre a relação existente entre o PBF na educação como garantia dos direitos humanos e a cidadania. A atuação profissional na Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família no Amazonas- Secretaria Estadual de Educação/SEDUC foi decisiva na escolha deste tema, na medida em que nosso campo de trabalho nos possibilita lidar diariamente com a realidade do Programa e reconhecer como é importante que a comunidade escolar tome ciência dos seus objetivos. A coleta de dados para o estudo se deu por meio de uma entrevista semi-estruturada de questões amplas com indagações sobre educação, cidadania e programa bolsa família, com os seguintes sujeitos: 01 família que recebe o benefício do Programa Bolsa Família; 01 diretor(a) de escola pública; 01 professor(a) da escola que tenha beneficiário do bolsa família em sua sala de aula. As informações obtidas com as entrevistas foram analisadas e são apresentados no tópico “Resultados e Discussões”.