Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES E INTELECTUAIS SOBRE EDUCAÇÃO E EUGENIA NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E NO BOLETIM DE EUGENIA (1920-1929)

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com as mudanças do século XX, o Brasil passa pela transição de uma sociedade oligárquica para urbano-industrial. Assim, sente-se a necessidade de repensar a educação nacional com a finalidade de diminuir os males sociais. A partir dessa reflexão sobre a reorganização da educação nacional, temos a popularização dos ideais eugênicos e sua crescente influência nas reformas educacionais brasileiras. Desse modo, baseando-se no conceito de representação de Chartier e nos pressupostos da História Cultural, o presente artigo faz um levantamento das representações sociais de educadores e intelectuais sobre educação, higiene e eugenia presentes no Boletim de Eugenia e no Diário de Pernambuco no período de 1920 a 1929. Analisando os documentos citados, é possível perceber que a educação deixa de se preocupar apenas com o psicológico do estudante, passando a levar em consideração os fatores constitucionais ou biológicos do mesmo. O espaço escolar também passa a receber atenção especial para impedir que fatores como a má iluminação, pudessem degenerar o indivíduo.

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