Este artigo trata-se de um estudo como parte uma pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba. Baseado em percepções da sala de aula, este artigo objetivou identificar as emoções nos diferentes comportamentos de crianças na escola; analisar situações da sala de aula que representam a manifestação das emoções em crianças que não apresentam sucesso no desempenho escolar; apontar a importância das questões emocionais para o desenvolvimento integral dos(as) estudantes. Essas percepções levaram a uma curiosidade epistemológica a respeito de determinadas dificuldades de aprendizagens em crianças que não têm diagnósticos clínicos de transtornos ou problemas de ordem biológica e/ou neurológica e, no entanto, não alcançam êxito na escolarização, iniciando um processo de distorção idade/ano e chegando ao final do ciclo de alfabetização sem ler e escrever com autonomia. Desta forma, esse artigo busca apresentar como possível causa as questões emocionais desses(as) aprendizes, considerando as emoções como um aspectos tão importante do processo de aprendizagem quanto o aspecto cognitivo. Neste artigo emoções como medo, vergonha, tristeza, ansiedade representam o retrato da criança que não consegue se alfabetizar dentro do prazo estipulado pelos ciclos escolares, intrigando os programas de alfabetização do governo, formação continuada de professores entre outras alternativas para elevar os indicies de aprendizagem no país. Baseado nos estudos de António Damásio, Elisa Gonsalves, Rafael Bisquerra, Henri Wallon, esta pesquisa busca esclarecer a importância de uma educação emocional, conhecer as emoções dos alunos e alunas que estão dentro da escola e ajudar a lidar melhor com o que sentem.
Palavras-chave: educação, emoção, escola, dificuldade de aprendizagem.