AS METODOLOGIAS ATIVAS: UM FUTURO PARA À EDUCAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA REFLEXIVA OU UTOPIA?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46470 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2051 "inscrito_id" => 9693 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS: UM FUTURO PARA À EDUCAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA REFLEXIVA OU UTOPIA?" "resumo" => """ Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar se as escolas em suas ações\r\n didático/pedagógicas insistem em adotar uma educação tradicional bancária, se o professor\r\n não é mais o centralizador do conhecimento, impossibilitando os educandos a tornarem-se\r\n proativos e reflexivos. Dessa forma, buscou-se identificar em que medida as metodologias\r\n ativas inseridas nas ações didático/pedagógicas podem de fato contribuir para o\r\n desenvolvimento das competências dos educandos, tornando-os proativos e reflexivos.\r\n Contudo, analisou-se de que forma é possível hibridizar o método tradicional de ensino na\r\n escola em ações didático/pedagógicos com as metodologias ativas que favoreçam a autonomia\r\n dos educandos dentro e fora do âmbito escolar. Além disso, procurou-se investigar até que\r\n ponto o currículo escolar sofre alterações com a adoção das metodologias ativas enquanto\r\n ações didático/pedagógicas desenvolvidas pela escola para a construção do saber dos\r\n educandos. O estudo em evidência, apropriou-se da pesquisa bibliográfica, através das\r\n concepções de Alarcão (2011), Vaillant e Marcelo (2012), Bacich e Moran (2018), entre\r\n outros cuja proposta viabilizou fundamentar o conhecimento em relação à temática abordada.\r\n A pesquisa ocorreu na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no município de Recife,\r\n mediante um questionário respondido pelos docentes dessa instituição de Ensino. O estudo\r\n revelou que as metodologias ativas é uma realidade e não utopia, pois já são aplicadas em\r\n escolas de ensino técnico e superior. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TIC'S" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9693_09092018180441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERNUZA PONCIANO DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "HERNUZA" "autor_email" => "hernuzasantana@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46470 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2051 "inscrito_id" => 9693 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS: UM FUTURO PARA À EDUCAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA REFLEXIVA OU UTOPIA?" "resumo" => """ Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar se as escolas em suas ações\r\n didático/pedagógicas insistem em adotar uma educação tradicional bancária, se o professor\r\n não é mais o centralizador do conhecimento, impossibilitando os educandos a tornarem-se\r\n proativos e reflexivos. Dessa forma, buscou-se identificar em que medida as metodologias\r\n ativas inseridas nas ações didático/pedagógicas podem de fato contribuir para o\r\n desenvolvimento das competências dos educandos, tornando-os proativos e reflexivos.\r\n Contudo, analisou-se de que forma é possível hibridizar o método tradicional de ensino na\r\n escola em ações didático/pedagógicos com as metodologias ativas que favoreçam a autonomia\r\n dos educandos dentro e fora do âmbito escolar. Além disso, procurou-se investigar até que\r\n ponto o currículo escolar sofre alterações com a adoção das metodologias ativas enquanto\r\n ações didático/pedagógicas desenvolvidas pela escola para a construção do saber dos\r\n educandos. O estudo em evidência, apropriou-se da pesquisa bibliográfica, através das\r\n concepções de Alarcão (2011), Vaillant e Marcelo (2012), Bacich e Moran (2018), entre\r\n outros cuja proposta viabilizou fundamentar o conhecimento em relação à temática abordada.\r\n A pesquisa ocorreu na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no município de Recife,\r\n mediante um questionário respondido pelos docentes dessa instituição de Ensino. O estudo\r\n revelou que as metodologias ativas é uma realidade e não utopia, pois já são aplicadas em\r\n escolas de ensino técnico e superior. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TIC'S" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9693_09092018180441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERNUZA PONCIANO DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "HERNUZA" "autor_email" => "hernuzasantana@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }