O presente trabalho contribui com a discussão sobre o papel do pedagogo nos espaços não formais de educação, especificamente em uma biblioteca, bem como sobre a promoção de ações educativas que contemplem o lúdico por meio da contação de histórias à terceira idade. Dessa forma, o objetivo foi analisar as funções do profissional de pedagogia nesse espaço não formal, no que diz respeito à elaboração de projetos e ações que proporcionem à terceira idade estímulo às narrativas e uma revisitação à memória através da contação de histórias. Nesse processo, alguns questionamentos foram importantes: como proporcionar a contação de história e o lúdico – principalmente para idosos – sem anular suas experiências de vida; e como promover um momento em que o idoso se sinta à vontade para contar sobre as suas histórias de vida através da contação de histórias. Dentro dessa perspectiva, constatou-se que a função do profissional de Pedagogia é de suma relevância para a propulsão de práticas educativas, inclusivas e cidadãs, não somente no âmbito formal da educação. As falas dos sujeitos da pesquisa demonstram o quanto o lúdico pode colaborar com a diversão, a revisitação de memórias e a descontração dos idosos, além de que, também amplia a participação social deles.