O estudo tem como objetivo apresentar a trajetória da história da profissão docente a partir da Escola Regional de Meriti, escola está dirigida por Armanda Álvaro Alberto e classificada na historiografia da educação brasileira como escolanovista. No intuito de se estudar a profissionalização docente tenciona analisar a importância do professor na construção do projeto escolar, identificando seus saberes e ofícios ensinados no espaço escolar. Para além do escolanovismo, busca-se ainda entrecruzar a história da instituição escolar visando compreender a reorganização do campo educacional brasileiro. Como recorte temporal o trabalho compreende o período de 1921 ano de fundação da Escola Proletária de Meriti na Baixada Fluminense até 1959 dado a importância deste ano para a educação brasileira por meio da formação do manifesto do ‘Mais uma Vez Convocados’. O artigo justifica-se pela sua inserção no campo da história da profissão docente na Baixada Fluminense, área está ainda pouco explorada na pesquisa acadêmica. Neste sentido, procuramos dialogar com a história local e a historiografia da educação brasileira, no sentido de corroborar novas produções no campo. A inexistência de trabalhos que abordam os docentes da escola, nos levam a responder as inquietações problematizadas na pesquisa.