Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO, ESCOLA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46085
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 284
    "titulo" => "A PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A fase de observação é uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da sala de aula como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a futura profissão. O objetivo deste trabalho é descrever através de um relato de experiência, a contribuição da observação no estágio supervisionado para a formação de professores em Ciências Biológicas, analisando a realidade da sala de aula e as dificuldades encontradas no ambiente escolar. A fase de observação do estágio supervisionado IV ocorreu no período de 26 de fevereiro a 7 de maio de 2018 na turma de Agropecuária do 3° ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão- Campus Caxias. Primeiramente, o professor supervisor da disciplina de Biologia apresentou as estagiárias aos alunos. Em seguida, iniciou-se a aula sobre reprodução humana. Aparentemente, a turma demonstrou bastante interesse no conteúdo e fez questionamentos, sendo sempre respondidos pelo docente que encerrou a aula com a divisão de grupos para um seminário sobre métodos contraceptivos. Na aula seguinte cada equipe debateu sobre o método contraceptivo, e houve a participação constante de todos os alunos.No terceiro dia de observação, o NAE (Núcleo de Assistência ao Educando) palestrou sobre DST’s, métodos contraceptivos, aborto. Na aula consecutiva, se deu início ao conteúdo de genética com a exibição do filme Gattaca. O filme abordava as experiências genéticas, onde eram consideradas válidas apenas aquelas pessoas que foram concebidas por meio da genética, aqueles que eram concebidos de maneira natural eram considerados inválidos e só trabalhavam como faxineiros. Durante a exibição do filme, os alunos não estavam prestando muita atenção. Ao final, pediu-se para os mesmos fazerem uma resenha crítica abordando os pontos principais do filme e entregarem na próxima aula, mas não fizeram. Nas outras aulas, o professor abordou os principais conceitos de genética e aplicava um roteiro de estudo para melhor fixação do conteúdo. Foi possível observar que apenas alguns faziam a atividade e o restante apenas copiava as respostas dos outros.Foi claramente observado que o educador não tem controle da turma, pois os alunos entravam a hora que queriam na sala de aula, a maioria não fazia as atividades. Foi notório o descaso dos alunos em relação as aulas ministradas pelo professor. Isso se deve também pelo fato do professor não ter controle da turma. Esse desinteresse por parte da turma torna-se preocupante por se tratar de uma turma de 3° ano do ensino médio que deve ser preparada para o vestibular, mas os mesmos não demonstraram interesse quanto a isso. A fase de observação no estágio supervisionado foi muito importante pois proporcionou uma experiência em sala de aula, onde foi possível vivenciar as dificuldades que um docente pode encontrar no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID284_18082018172206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46085
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 284
    "titulo" => "A PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A fase de observação é uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da sala de aula como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a futura profissão. O objetivo deste trabalho é descrever através de um relato de experiência, a contribuição da observação no estágio supervisionado para a formação de professores em Ciências Biológicas, analisando a realidade da sala de aula e as dificuldades encontradas no ambiente escolar. A fase de observação do estágio supervisionado IV ocorreu no período de 26 de fevereiro a 7 de maio de 2018 na turma de Agropecuária do 3° ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão- Campus Caxias. Primeiramente, o professor supervisor da disciplina de Biologia apresentou as estagiárias aos alunos. Em seguida, iniciou-se a aula sobre reprodução humana. Aparentemente, a turma demonstrou bastante interesse no conteúdo e fez questionamentos, sendo sempre respondidos pelo docente que encerrou a aula com a divisão de grupos para um seminário sobre métodos contraceptivos. Na aula seguinte cada equipe debateu sobre o método contraceptivo, e houve a participação constante de todos os alunos.No terceiro dia de observação, o NAE (Núcleo de Assistência ao Educando) palestrou sobre DST’s, métodos contraceptivos, aborto. Na aula consecutiva, se deu início ao conteúdo de genética com a exibição do filme Gattaca. O filme abordava as experiências genéticas, onde eram consideradas válidas apenas aquelas pessoas que foram concebidas por meio da genética, aqueles que eram concebidos de maneira natural eram considerados inválidos e só trabalhavam como faxineiros. Durante a exibição do filme, os alunos não estavam prestando muita atenção. Ao final, pediu-se para os mesmos fazerem uma resenha crítica abordando os pontos principais do filme e entregarem na próxima aula, mas não fizeram. Nas outras aulas, o professor abordou os principais conceitos de genética e aplicava um roteiro de estudo para melhor fixação do conteúdo. Foi possível observar que apenas alguns faziam a atividade e o restante apenas copiava as respostas dos outros.Foi claramente observado que o educador não tem controle da turma, pois os alunos entravam a hora que queriam na sala de aula, a maioria não fazia as atividades. Foi notório o descaso dos alunos em relação as aulas ministradas pelo professor. Isso se deve também pelo fato do professor não ter controle da turma. Esse desinteresse por parte da turma torna-se preocupante por se tratar de uma turma de 3° ano do ensino médio que deve ser preparada para o vestibular, mas os mesmos não demonstraram interesse quanto a isso. A fase de observação no estágio supervisionado foi muito importante pois proporcionou uma experiência em sala de aula, onde foi possível vivenciar as dificuldades que um docente pode encontrar no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID284_18082018172206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- CAMPUS CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A fase de observação é uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da sala de aula como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a futura profissão. O objetivo deste trabalho é descrever através de um relato de experiência, a contribuição da observação no estágio supervisionado para a formação de professores em Ciências Biológicas, analisando a realidade da sala de aula e as dificuldades encontradas no ambiente escolar. A fase de observação do estágio supervisionado IV ocorreu no período de 26 de fevereiro a 7 de maio de 2018 na turma de Agropecuária do 3° ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão- Campus Caxias. Primeiramente, o professor supervisor da disciplina de Biologia apresentou as estagiárias aos alunos. Em seguida, iniciou-se a aula sobre reprodução humana. Aparentemente, a turma demonstrou bastante interesse no conteúdo e fez questionamentos, sendo sempre respondidos pelo docente que encerrou a aula com a divisão de grupos para um seminário sobre métodos contraceptivos. Na aula seguinte cada equipe debateu sobre o método contraceptivo, e houve a participação constante de todos os alunos.No terceiro dia de observação, o NAE (Núcleo de Assistência ao Educando) palestrou sobre DST’s, métodos contraceptivos, aborto. Na aula consecutiva, se deu início ao conteúdo de genética com a exibição do filme Gattaca. O filme abordava as experiências genéticas, onde eram consideradas válidas apenas aquelas pessoas que foram concebidas por meio da genética, aqueles que eram concebidos de maneira natural eram considerados inválidos e só trabalhavam como faxineiros. Durante a exibição do filme, os alunos não estavam prestando muita atenção. Ao final, pediu-se para os mesmos fazerem uma resenha crítica abordando os pontos principais do filme e entregarem na próxima aula, mas não fizeram. Nas outras aulas, o professor abordou os principais conceitos de genética e aplicava um roteiro de estudo para melhor fixação do conteúdo. Foi possível observar que apenas alguns faziam a atividade e o restante apenas copiava as respostas dos outros.Foi claramente observado que o educador não tem controle da turma, pois os alunos entravam a hora que queriam na sala de aula, a maioria não fazia as atividades. Foi notório o descaso dos alunos em relação as aulas ministradas pelo professor. Isso se deve também pelo fato do professor não ter controle da turma. Esse desinteresse por parte da turma torna-se preocupante por se tratar de uma turma de 3° ano do ensino médio que deve ser preparada para o vestibular, mas os mesmos não demonstraram interesse quanto a isso. A fase de observação no estágio supervisionado foi muito importante pois proporcionou uma experiência em sala de aula, onde foi possível vivenciar as dificuldades que um docente pode encontrar no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.