Este artigo tem por objetivo refletir sobre a pesquisa como princípio educativo enquanto proposta metodológica inovadora à construção do conhecimento. Salienta de que apesar de este estudo ter como foco o ensino universitário, entende-se que a educação, centrada na pesquisa, pressupõe o ato de (des)construção permanente, considera que o espírito perquiridor deve estar presente (e é o mesmo) em todas as fases educativas – da educação infantil à pós-graduação – o que distingue cada momento é o processo de busca e o propósito em cada uma das etapas. Essa reconstrução requer habilidade, envolve competência para saber pensar e questionar o que se sabe, aprender a aprender e reelaborar saberes. A metodologia adotada neste estudo é de cunho exploratório e se caracteriza pela pesquisa bibliográfica, a qual se ancorou em autores consagrados que versam sobre o assunto, especialmente, nas obras de Pedro Demo Educar pela Pesquisa e Pesquisa: princípio científico e educativo. Alerta de que na proposta da pesquisa como princípio educativo o professor é orientador do estudo. Ele norteia o processo de aprendizagem e, em vez de pesquisar pelo aluno, ele o estimula a querer saber mais e desperta sua curiosidade. O aluno é o agente da aprendizagem, tornando-se um estudioso autônomo, capaz de buscar por si mesmo os conhecimentos, formar seus próprios conceitos e opiniões. Por fim, conclui que ao adotar esta metodologia como opção pedagógica há um longo caminho a ser percorrido, haja vista, que, na maioria das vezes, o aluno não adquiriu o hábito pela pesquisa.