O presente artigo é resultado de revisão bibliográfica como etapa de um projeto que tem por objetivo propor e aplicar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental, junto à licenciandos de Matemática, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. O referido projeto, em desenvolvimento no ano de 2018, faz parte do Programa de Licenciatura (Prolicen) da UFPB, e busca fazer uma relação entre a Geometria estudada no componente curricular Fundamentos da Geometria Euclidiana, na graduação, e os conteúdos de Geometria ensinados nos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas públicas da Educação Básica, como foco na transposição didática. Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico dos últimos dez anos (2008 a 2018) em algumas das principais revistas de Educação Matemática, anais de eventos científicos em Educação Matemática e em bases de dados de periódicos científicos, sobre trabalhos que versam sobre Transposição Didática no Ensino de Geometria, identificando nessas pesquisas como ocorre o processo de transposição na prática de ensino docente. Como resultados, vimos que apenas dois dos vinte e três artigos encontrados focam em Ensino de Geometria e Transposição Didática. Um era um artigo fruto de uma pesquisa em andamento, que buscava compreender e estudar a trajetória percorrida pelo saber científico geometria fractal até chegar aos livros didáticos, e outro uma pesquisa interventiva onde a transposição didática foi elemento norteador da proposta didática.