O ensino de ciências ainda persiste de forma tradicional até os dias atuais, apesar das tentativas de mudanças e da existência de recursos que podem ser utilizados em sala de aula, o ensino metódico onde o principal recurso utilizado é o livro didático ainda faz parte da realidade de muitas escolas. Porém, é essencial que sejam utilizados outros recursos e estratégias em sala de aula, com o intuito de formar cidadãos críticos e capazes de relacionar o conteúdo visto na aula com o seu dia-a-dia, sendo capaz de analisar e discutir problemas sociais. Diante das dificuldades reportadas no ensino de Ciências, o estudo em questão teve por objetivo diagnosticar a relevância do uso da ludicidade por futuros docentes de Ciências/Biologia. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado online com os discentes do 9º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV). Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da ludicidade nas aulas podem sim influenciar na aprendizagem dos alunos.