Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO DIVERSIDADE ZOOLÓGICA A PARTIR DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE, ETNOBIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com este trabalho pretendeu-se promover o diálogo de saberes no contexto educacional do campo, por meio de oficinas interdisciplinares que envolvem a temática Diversidade Biológica. Realizou-se um levantamento dos conhecimentos etnobiológicos que os estudantes da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA Valente) possuem sobre a fauna, a fim de entender como eles percebem e se relacionam com animais que pertencem ou não ao seu cotidiano. Essa pesquisa se pauta nos aspectos metodológicos da pesquisa-ação, e teve como participantes estudantes do 7° e 9° ano do ensino fundamental, com as turmas, foi apresentada a proposta: “Oficina Bichos que Conhecemos”, os estudantes foram estimulados a escolher, citar e desenhar um animal, que fizesse parte ou não de seu cotidiano. Sobre o conhecimento dos estudantes a respeito dos animais, foi possível perceber: que estes possuem uma marca afetiva muito acentuada, os sentidos atribuídos variam a depender do grupo animal em questão e essas percepções por sua vez influenciam a forma como eles se relacionam com os animais. A partir das justificativas dos estudantes foi possível identificar categorias em que tais animais se enquadram, como “animais da caatinga”, “animais de produção”, “nojentos”, que expressam o valor simbólico e cultural que os estudantes da EFA atribuem aos animais. Com essa proposta espera-se poder contribuir para o fortalecimento identitário dos estudantes da EFA e para o enraizamento comunitário na região sisaleira da Bahia.

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