Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATERIALIZAÇÃO DA LÍNGUA EM SITUAÇÕES INDIVIDUAIS PRESENTE NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FONÉTICA/FONOLOGIA, , PROCESSOS FONOLÓGICOS, , ENSINO DO PORTUGUÊS, , ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem interesse em analisar a influência da materialização da língua em situações individuais presente na produção escrita dos alunos, do 6º Ano do Ensino Fundamental. Baseando-se nos estudos dos processos fonológicos, visando à aquisição contínua da produção escrita, considerando o processo da passagem da Língua Materna à Padrão. Amparados nos estudos de: Callou e Leite (1994); Cristófaro Silva (2005); Seara (2011); Cagliari (2009), dentre outros, discutindo a materialização da língua em situações individuais presente na produção escrita dos alunos, a partir dos processos fonológicos presentes na escrita. Partindo da questão: qual a importância da influência da materialização da língua em situações individuais presente na produção escrita dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental? Na discussão teórica, o entendimento considera o recurso da produção natural da fala oral em favor da produção escrita, as marcas do processo fonológico precisarão ser apreciadas pelo professor, trabalhando a língua padrão, como objetivo precípuo da escola, visto que essa marca ocasiona na produção do aluno um registro divergente do sistema social da Língua Portuguesa. Os procedimentos utilizados para estrategizar a proposta, aplicou-se uma atividade escrita que permitiu uma produção de um texto imagético, objetivando coletar dados para sustentar a pesquisa. Os resultados alcançados contribuíram ao ensino e aprendizagem, considerando o ponto da alfabetização contínua no Ensino Fundamental. A produção escrita dos alunos serviu de parâmetros norteadores, trabalhando a influência dos traços fonéticos da fala oral na produção escrita dos alunos pelo viés da Fonética/Fonologia no contexto escolar.

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