O presente trabalho apresenta-se como uma pesquisa de cunho bibliográfica, de abordagem qualitativa acerca da relevância da psicologia enquanto área de conhecimento para educação, inserida desta forma nos currículos escolares, de modo a fornecer novas ideias para o processo de o aprendizado e ensino, assim como a relação professor/aluno, com a intenção de inserir novas metodologias de ensino, com uma abordagem inclusiva e dinâmica. Dessa maneira, o trabalho em questão busca analisar de que maneira a psicologia contribui na inovação de metodologias capazes de tornar o processo de aprendizado e ensino mais atrativo e dinâmico no ambiente escolar, contribuindo também na prática do educador. O trabalho é composto por quatro sessões em que se discute a psicologia e sua importância, a implantação do psicólogo na escola para auxiliar professores, gestores e alunos, a inovação de métodos de trabalho através de novos métodos pedagógicas e da psicologia e por último o acompanhamento psicológico no âmbito escolar. Com isso o trabalho em questão utilizou-se também de pesquisa aplicada, onde se constatou a relevância de métodos inovadores no contexto educacional tendo a obra o cortiço como foco. Verificamos, assim que onde os alunos se mostraram interessados em uma abordagem mais dinâmica e reflexiva, proporcionando-os estímulos diversos, como forma de expressão, debate, construção de ideias, valores e conhecimentos, com ênfase no desenvolvimento global do indivíduo.