Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO JOGO TABULEIRO DAS EQUAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULATIVOS, JOGO PEDAGÓGICO MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48710
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2362
    "inscrito_id" => 4817
    "titulo" => "PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO JOGO TABULEIRO DAS EQUAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Sabemos que a matemática está presente na vida de cada indivíduo, seja ela apresentada de forma direta ou indireta em um espaço/tempo de (re)construção da aprendizagem. Diante deste contexto e das atividades discutidas em sala de aula, foi-nos proposto pelo professor a construção de um jogo ou materiais manipulativos destinados ao Ensino de Matemática para a Educação Básica. O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de alguns alunos da disciplina de Laboratório do Ensino da Matemática I, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, em um processo de construção de um jogo pedagógico matemático, intitulado: “Tabuleiro das equações”, direcionado a um público alvo a partir do 9º ano do ensino fundamental. O processo de construção do jogo “Tabuleiro das equações” se mostrou como uma prática que nos possibilitou, enquanto futuros professores de Matemática, uma reflexão frente às dificuldades no ensino da disciplina e as metodologias que os docentes podem utilizar para a fixação dos conteúdos, metodologia essas que são de extrema importância para fixação do conteúdo programado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULATIVOS, JOGO PEDAGÓGICO MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018101231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48710
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2362
    "inscrito_id" => 4817
    "titulo" => "PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO JOGO TABULEIRO DAS EQUAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Sabemos que a matemática está presente na vida de cada indivíduo, seja ela apresentada de forma direta ou indireta em um espaço/tempo de (re)construção da aprendizagem. Diante deste contexto e das atividades discutidas em sala de aula, foi-nos proposto pelo professor a construção de um jogo ou materiais manipulativos destinados ao Ensino de Matemática para a Educação Básica. O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de alguns alunos da disciplina de Laboratório do Ensino da Matemática I, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, em um processo de construção de um jogo pedagógico matemático, intitulado: “Tabuleiro das equações”, direcionado a um público alvo a partir do 9º ano do ensino fundamental. O processo de construção do jogo “Tabuleiro das equações” se mostrou como uma prática que nos possibilitou, enquanto futuros professores de Matemática, uma reflexão frente às dificuldades no ensino da disciplina e as metodologias que os docentes podem utilizar para a fixação dos conteúdos, metodologia essas que são de extrema importância para fixação do conteúdo programado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULATIVOS, JOGO PEDAGÓGICO MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018101231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Sabemos que a matemática está presente na vida de cada indivíduo, seja ela apresentada de forma direta ou indireta em um espaço/tempo de (re)construção da aprendizagem. Diante deste contexto e das atividades discutidas em sala de aula, foi-nos proposto pelo professor a construção de um jogo ou materiais manipulativos destinados ao Ensino de Matemática para a Educação Básica. O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de alguns alunos da disciplina de Laboratório do Ensino da Matemática I, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, em um processo de construção de um jogo pedagógico matemático, intitulado: “Tabuleiro das equações”, direcionado a um público alvo a partir do 9º ano do ensino fundamental. O processo de construção do jogo “Tabuleiro das equações” se mostrou como uma prática que nos possibilitou, enquanto futuros professores de Matemática, uma reflexão frente às dificuldades no ensino da disciplina e as metodologias que os docentes podem utilizar para a fixação dos conteúdos, metodologia essas que são de extrema importância para fixação do conteúdo programado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.