Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: AGRESSIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA ESCOLAR, INDISCIPLINA, INDISCIPLINA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46239
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2499
    "inscrito_id" => 2145
    "titulo" => "AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente texto é parte de uma pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no curso de Pedagogia da UFAL/Sertão que está em andamento. Seu objetivo é apresentar uma discussão sobre a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da educação muitas vezes não tem uma formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que possa ajudar no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas, atitudes essas que podem ser vistas com mais frequência na educação infantil. Partimos do pressuposto de que ao não trabalhar essas atitudes agressivas pode haver um prolongamento delas durante toda infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem. Ademais, as pessoas agredidas podem desenvolver sequelas psicológicas marcantes. Diante do fato de que essa temática tem sido pouco explorada no âmbito da formação docente, a pesquisa se torna relevante pelas contribuições que poderá trazer ao debate. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso, dentro de uma pesquisa descritiva, de uma turma de Educação Infantil e a revisão bibliográfica acerca do conceito de agressividade, analisando sua relação convergente e divergente com a violência e indisciplina, e em seguida, a análise de como professores/as tem estudado o tema em sua formação inicial e continuada. Constatamos, inicialmente, que há uma carência de reflexão e discussão sobre o tema no escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "AGRESSIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA ESCOLAR, INDISCIPLINA, INDISCIPLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2145_10092018125607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SAÚDE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "sah_oly@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46239
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2499
    "inscrito_id" => 2145
    "titulo" => "AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente texto é parte de uma pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no curso de Pedagogia da UFAL/Sertão que está em andamento. Seu objetivo é apresentar uma discussão sobre a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da educação muitas vezes não tem uma formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que possa ajudar no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas, atitudes essas que podem ser vistas com mais frequência na educação infantil. Partimos do pressuposto de que ao não trabalhar essas atitudes agressivas pode haver um prolongamento delas durante toda infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem. Ademais, as pessoas agredidas podem desenvolver sequelas psicológicas marcantes. Diante do fato de que essa temática tem sido pouco explorada no âmbito da formação docente, a pesquisa se torna relevante pelas contribuições que poderá trazer ao debate. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso, dentro de uma pesquisa descritiva, de uma turma de Educação Infantil e a revisão bibliográfica acerca do conceito de agressividade, analisando sua relação convergente e divergente com a violência e indisciplina, e em seguida, a análise de como professores/as tem estudado o tema em sua formação inicial e continuada. Constatamos, inicialmente, que há uma carência de reflexão e discussão sobre o tema no escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "AGRESSIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA ESCOLAR, INDISCIPLINA, INDISCIPLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2145_10092018125607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SAÚDE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "sah_oly@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente texto é parte de uma pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no curso de Pedagogia da UFAL/Sertão que está em andamento. Seu objetivo é apresentar uma discussão sobre a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da educação muitas vezes não tem uma formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que possa ajudar no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas, atitudes essas que podem ser vistas com mais frequência na educação infantil. Partimos do pressuposto de que ao não trabalhar essas atitudes agressivas pode haver um prolongamento delas durante toda infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem. Ademais, as pessoas agredidas podem desenvolver sequelas psicológicas marcantes. Diante do fato de que essa temática tem sido pouco explorada no âmbito da formação docente, a pesquisa se torna relevante pelas contribuições que poderá trazer ao debate. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso, dentro de uma pesquisa descritiva, de uma turma de Educação Infantil e a revisão bibliográfica acerca do conceito de agressividade, analisando sua relação convergente e divergente com a violência e indisciplina, e em seguida, a análise de como professores/as tem estudado o tema em sua formação inicial e continuada. Constatamos, inicialmente, que há uma carência de reflexão e discussão sobre o tema no escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.