Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, GEOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46593
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3446
    "inscrito_id" => 1180
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE"
    "resumo" => "Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, GEOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1180_14092018154506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46593
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3446
    "inscrito_id" => 1180
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE"
    "resumo" => "Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, GEOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1180_14092018154506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.