Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador.