O presente trabalho trata da Educação em Direitos Humanos (EDH) como pressuposto para a formação de estudantes críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Tem como objetivo compreender a importância da EDH como elemento para a promoção dos valores humanísticos e para a estimulação de novas perspectivas relacionadas à prática da tolerância e do respeito à diversidade no cotidiano escolar. É uma revisão bibliográfica baseada nos estudos de Marinho (2012), bem como de estudos de outros teóricos que investigam a Educação em Direitos Humanos. Os resultados confirmaram a Educação em Direitos Humanos como elemento que contribui significativamente para a formação de uma cultura de respeito à vida humana no ambiente escolar, através da difusão de valores relacionados à justiça, à cooperação, à igualdade e à tolerância. Assim, o ensino de temas relacionados à EDH deve ser permanente, contínuo e acessível a todos, e sua prática escolar desperta nos estudantes valores e dignidade, construindo, consequentemente, uma sociedade justa, com capacidade de abolir o desrespeito, a discriminação e a intolerância.