Sabe-se que a educação é uma prática social, que tem como intuito a formação humana. Não existe uma formula exclusiva de se educar, tão pouco, um único ambiente, ou profissional específico para fazer com que a educação aconteça. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem o objetivo compreender como educador social contribui para o desenvolvimento educativo de crianças e adolescentes em um abrigo do Recife. Para obter tal compreensão, buscou-se especificamente conhecer as práticas realizadas pelos educadores sociais na rotina das crianças ali abrigadas, analisar se há, e como é elaborado um projeto pedagógico, e identificar se acontece, e como é feito o suporte da pedagoga da instituição aos educandos e educadores sociais. Optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, uma vez que para tal compreensão se fez necessário observar e participar da rotina local, além de entrevista estruturada com educadores e pedagoga. Após observações, analise da rotina e vivência entre educadores e educandos, considerou-se que o educador social contribui no desenvolvimento educativo das crianças e adolescentes ali presentes a partir da troca de saberes trazidos como bagagem ao longo da vida, onde ele ensina e aprende com os educandos, construindo assim novas perspectivas de vida para as crianças e adolescentes daquela instituição de acolhimento.