A atuação de monitores junto ao professor da disciplina é bastante incentivada nos meios acadêmicos como uma atividade de ensino caracterizada pela orientação e auxilio nas atividades práticas das disciplinas. Já no âmbito do Ensino Médio, encontramos poucas iniciativas neste sentido. Dessa forma, há cerca de seis anos, vem sendo desenvolvida a monitoria na disciplina de Biologia numa escola de Ensino Médio localizada no agreste do estado de Pernambuco.
Contudo, há um ano, foi criado um programa de formação de monitores em Biologia voltado ao ensino de Genética para os estudantes do 3ª ano, visando melhorar o rendimento dos alunos monitores e consequentemente elevar os resultados dos demais estudantes. Para isso, o programa de formação desses monitores foi estruturado a partir dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria de Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya Galperin. Acredita-se que esta teoria é a mais adequada por estabelecer os mecanismos de interiorização das ações externas em internas, viabilizando a formação de conceitos e habilidades gerais.
O grupo de monitores é composto de oito estudantes que atuam na disciplina de Biologia numa turma de 40 alunos do 3ª ano do Ensino Médio. Eles participam de um programa de formação estruturado com base num conjunto de tarefas elaborado segundo as etapas de Galperin (motivação, orientação, etapas material, verbal e mental e o controle das ações).
Este é um trabalho que se encontra em andamento. Contudo, apresentamos inicialmente os resultados referentes ao primeiro momento correspondente ao ponto de partida em que se encontravam os monitores e das etapas inicias do programa de formação dos monitores, as quais correspondem as etapas da motivação e da construção da base de orientação.
Neste sentido, destacamos como resultados do diagnóstico inicial algumas dificuldades dos estudantes em estabelecer relações mais precisas sobre as diferenças que acontecem entre os processos de divisão celular por mitose e meiose e descrever com precisão as características estruturais do material genético. Estas são habilidades fundamentais para saber resolver tarefas, refletir sobre as diversas possibilidades de aplicação dos conceitos nas mais variadas situações-problemas para que possam melhorar os níveis de argumentação na ocasião do trabalho de orientação e ensino com os demais colegas. Já para a construção da base de orientação que requer uma capacidade de sistematização maior por parte dos monitores, foi preciso um ciclo maior de intervenção por parte do professor.
Diante dos resultados dessas etapas iniciais do processo de formação das ações e dos conceitos da Teoria de Galperin, podemos evidenciar a sua grande importância para a didática dos conteúdos específicos, pois vislumbramos claramente a sua pertinência e adequação aos processos de ensino e aprendizagem em ciências e a sua frutífera colaboração para o desenvolvimento das habilidades preconizadas pelo currículo da área.