O ensino de química é reiteradamente conhecido por suas características tradicionais, cujas metodologias utilizadas, em sua maioria, prezam pela memorização e repetição de informações. Na tentativa de tornar esse ensino mais atrativo e significativo para os alunos, há a necessidade de inserção de novos recursos didáticos e/ou metodologias diversificadas em sala de aula. Neste trabalho propõe-se, portanto, a utilização de Piadas científicas para trabalhar os conteúdos de Química no âmbito escolar. Piada é um gênero textual humorístico que tem como intuito divertir, entreter e humorizar um tema ou assunto. Esse trabalho foi desenvolvido com turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Sobral- CE. Foram apresentadas algumas piadas aos educandos, fazendo analogia aos termos e conhecimentos científicos, e a posterior discussão/explicação destes termos químicos. Os resultados obtidos indicam que as informações científicas dentro do contexto das piadas despertaram o humor e o riso além de conterem conhecimentos relevantes para a aprendizagem dos conteúdos químicos, pois facilitam a interpretação e compreensão de conceitos de maneira mais atrativa e significativa.